brasileiros_nos_eua_logo
imagem_maria_luiza_embaixadora

Comissão Aprova Primeira Mulher para Cargo de Embaixadora do Brasil nos EUA

Maria Luiza Ribeiro Viotti é a primeira mulher a ser indicada ao cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos e sua indicação foi aprovada com 18 votos a favor e nenhum contrário pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quinta-feira (11). O próximo passo é a votação do Plenário do Senado.

Durante a audiência na CRE, a senadora Mara Gabrilli lembrou a importância dos Estados Unidos como parceiro tradicional e antigo do Brasil no cenário internacional, bem como a presença de 1,9 milhão de brasileiros no país. A senadora afirmou que Maria Luiza estará em boas mãos e que sua indicação é um grande passo para as mulheres ocuparem cargos de alta envergadura.

Maria Luiza destacou a importância da diplomacia parlamentar e a criação iminente do grupo parlamentar Brasil-Estados Unidos para fortalecer os laços entre os dois países. Além do forte conteúdo econômico e comercial, a diplomata enfatizou que a agenda não se limita a essas relações, mas também a diversos outros planos, como o político, o ambiental e a defesa dos direitos humanos.

A diplomata também respondeu perguntas dos senadores e dos enviados pelo portal e-Cidadania e apontou questões que exigem maior atenção na relação bilateral, defendendo sempre o diálogo permanente. Quanto à questão ambiental, por exemplo, Maria Luiza afirmou que o principal desafio é dar concretude para alcançar o desenvolvimento sustentável na Amazônia, no mais breve prazo possível.

Maria Luiza informou ainda que há uma rede de 11 consulados para prestar atendimento à comunidade de brasileiros nos Estados Unidos. Ela tem 69 anos e ingressou na carreira diplomática em 1976, graduando-se em Ciências Econômicas e sendo mestre em economia pela Universidade de Brasília. Ao longo de sua carreira, ela ocupou diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores e no exterior, como conselheira na embaixada do Brasil em La Paz, embaixadora-representante permanente na Organização das Nações Unidas e embaixadora do Brasil em Berlim. Entre 2017 e 2022, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Fonte: Agência Senado