Isso mesmo! Você não leu errado. Conheça a cidade dos Estados Unidos que possui apenas um habitante, vamos explicar essa história respondendo a principal pergunta:
A resposta é Monowi, no estado do Nebraska. Com apenas 1 habitante, a curiosa cidade é a menor cidade dos EUA, em termos de população. A única habitante, Elsie Eiler, de 89 anos é também prefeita, bibliotecária e proprietária do único bar da cidade.
Todos os anos, Elsie coloca uma placa em seu bar de aviso sobre as eleições da cidade e, no dia correto, ela vota nela mesma e se reelege como prefeita da cidade.
“Quando solicito anualmente minhas licenças de bebidas alcoólicas e tabaco ao estado, elas são enviadas para a secretária da vila, que sou eu”, explicou Elsie. “Então, eu as recebo como secretária, as assino como a funcionária e as entrego a mim mesma como proprietária do bar.”
Elsie Eiler em sua taverna em Monowi
Prédios de Monowi
Monowi tem uma história interessante que remonta ao final do século XIX, quando foi fundada como uma comunidade agrícola. Durante seu auge, a cidade abrigava uma população acima de 150 pessoas, com escolas, lojas e outras comodidades que atendiam às necessidades da comunidade.
Ao longo do tempo, no entanto, muitos dos residentes originais se mudaram para outras áreas em busca de oportunidades de trabalho ou educação. Ao final dos anos 80, a cidade tinha apenas 18 habitantes e apenas alguns anos depois, a cidade era populada apenas por Elsie e seu marido Rudy, que faleceu em 2004, diminuindo a população pela metade e tornando Monowi a única cidade dos Estados Unidos com apenas 1 habitante.
Apesar de seu tamanho, Monowi recebe um número significativo de visitantes todos os anos. Pessoas de todas as partes do mundo vão conhecer Elsie e testemunhar a vida em uma cidade tão pequena e singular.
No bar, uma placa diz:
“Bem-vindo ao famoso Monowi Tavern. A cerveja mais gelada da cidade!”
Os turistas têm a oportunidade de conversar com Elsie, ouvir suas histórias e aprender mais sobre a história de Monowi. Tudo isso bebendo uma cerveja que custa apenas 2 dólares. Nos 19 anos em que mora sozinha na cidade, ela diz ter recebido visitantes de 47 dos 50 estados americanos, além de pessoas de 42 países diferentes.
Além do bar, há na verdade outro prédio público em Monowi, e ele fica a poucos passos da casa de Eiler e do bar: a Biblioteca de Rudy.
Quando não estava trabalhando nos campos ou servindo bebidas, o marido de Eiler, Rudy, era um leitor ávido. Pouco antes de falecer em 2004, Rudy revelou que seu último desejo era transformar sua coleção particular de livros em uma biblioteca pública. Rudy encomendou um galpão de 320 pés quadrados e empacotou seus 5.000 livros e revistas, mas morreu antes de conseguir concluir o projeto. Poucos meses depois, os filhos dos Eilers instalaram a iluminação do galpão, seus sobrinhos construíram estantes do chão ao teto e seus netos pintaram um letreiro artesanal em um antigo refrigerador que diz “Biblioteca de Rudy”.
Biblioteca de Rudy, em Monowi
Hoje, a chave do galpão fica pendurada dentro do bar, e qualquer pessoa que queira emprestar desde obras de Goethe até exemplares das edições da National Geographic da década de 1950 é bem-vinda para fazê-lo por meio de um sistema de confiança.
Confira mais fotos de Monowi, Nebraska:
Fontes: NY Times, BBC, Wikipedia
Imagens publicamos sob Creative Commons.
2 Comments
Maravilhavilhosa reportagem, se eu pudesse eu iria morar com a senhorinha e cuidar dela e adquirir sabedoria com ela
As pessoas só querem tranquilidade por uns dias pois não suportam a paz na realidade.
Olá, Silvia! Obrigado pelo comentário! É verdade, às vezes um pouco de paz e simplicidade é tudo que precisamos. Abraços!