A Câmara dos Deputados recentemente aprovou uma nova lei que afeta diretamente os brasileiros que desejam obter outra cidadania. Anteriormente, aqueles que obtinham outra nacionalidade perdiam automaticamente a cidadania brasileira. Isso muda com a nova decisão da Câmara.
Essa mudança foi amplamente debatida no Congresso Nacional e recebeu apoio de diversos grupos, incluindo especialistas em direitos humanos e organizações de imigrantes. O objetivo principal é modernizar as regras de cidadania brasileira, tornando-as mais inclusivas.
A principal vantagem da nova lei é que os cidadãos brasileiros que adquirem outra nacionalidade não correm mais o risco de perder sua cidadania brasileira. Na prática, o brasileiro que adquirir cidadania em qualquer outro país seguirá com sua nacionalidade brasileira inalterada, obtendo a chamada dupla-cidadania e mantendo todos os direitos de alguém nascido no Brasil.
É importante ressaltar que, no caso da cidadania americana, os Estados Unidos não reconhecem qualquer outra cidadania quando um imigrante torna-se cidadão americano. Para os olhos do governo americano, a dupla-cidadania não é reconhecida, somente tendo qualquer impacto fora dos EUA.
Agora, após a aprovação na Câmara dos Deputados, a lei seguirá para o Senado Federal, onde espera-se que também seja aprovada. Isso marca uma grande mudança nas regras de cidadania brasileira e oferece novas oportunidades para os brasileiros que desejam explorar o mundo sem abrir mão de sua identidade nacional.
Compartilhar essa notícia no WhatsApp
Compartilhar essa notícia no Facebook
Fontes:
Câmara dos Deputados
Folha