brasileiros_nos_eua_logo
Brazil x eua college

Diferenças entre o sistema educacional brasileiro e o americano

Muitos brasileiros sonham em estudar nos Estados Unidos, e até mesmo americanos desejam vir ao Brasil a fim de ingressar na faculdade e seguir alguma carreira profissional. Você sabe as diferenças entre os dois modelos de ensino? Você conhecerá alguns detalhes importantes que te ajudarão a entender o que há de melhor em cada um.

O que realmente importa é que você procure aprimorar não importa onde você resida. Se você estiver nos Estados Unidos, busque um crescimento através de muito estudo e dedicação. Sua carreira profissional depende única e exclusivamente da escolha de um bom colégio ou faculdade, portanto, vamos analisar alguns prós e contras de cada país.

As principais diferenças entre os sistemas educacionais dos Estados Unidos e do Brasil

Metodologia de ensino entre os países

No Brasil, você precisa ter um bom conhecimento de todas as matérias, tais como geografia, história, matemática, química, português, física, etc., enquanto que nos Estados Unidos você pode se dedicar a uma matéria exclusiva, sendo assim, se você gosta e tem melhores notas em química, você pode fazer aulas mais específicas desta matéria e terá uma carreira profissional mais direcionada.

Matérias a estudar nos dois países

Nos Estados Unidos algumas matérias são obrigatórias, tais como história, matemática e inglês, e existem outras eletivas, tais como informática e artes. No Brasil, o estudante precisa fazer o vestibular com a decisão já tomada, enquanto nos Estados Unidos, os alunos se dedicam a temas mais amplos para então decidir qual profissão irá se dedicar. Claro que tudo depende do próprio aluno e quanto ele estuda no dia a dia para alcançar o sucesso, portanto, não perca tempo. Estude o máximo que puder e terá grandes chances de obter os melhores resultados no futuro.

Matérias extra curriculares

Nos Estados Unidos, no ensino médio você poderá praticar esportes, fazer teatro, entre outras atividades. No Brasil apenas o ensino precisa ser levado a sério. Os americanos se dedicam muito aos esportes, tais como basquete, vôlei, natação, entre outros, por isso, eles são tão bons em competições esportivas. O brasileiro precisa se concentrar no ensino apenas, fazer provas e tarefas, e obter boas notas e passar no vestibular.

Como são as instituições

As instituições americanas públicas o ensino é pago, mas existem bolsas parciais e integrais. No Brasil é totalmente gratuito estudar em uma universidade federal, por exemplo. Com relação a infraestrutura das instituições americanas, eles possuem laboratórios maiores e melhor equipados do que na maioria das escolas brasileiras, portanto, o estudante terá uma condição melhor de aprendizado. Para quem pratica esportes, eles possuem ótimas academias, bons profissionais de apoio para que sua condição de atleta seja melhor a cada dia.

Conclusão

Como podemos ver, há diferenças muito grandes entre os dois países, mas mesmo assim, tudo depende do aluno. Você pode alcançar ótimos resultados graças a sua dedicação e foco. Claro que se existe uma infraestrutura melhor, suas chances de sucesso aumentam também. O importante é escolher aquela instituição que melhor te atenda, a fim de permitir que sua vida profissional seja a melhor possível.